Validade das assinaturas eletrônicas/digitais

Ementa: A validade das assinaturas eletrônicas/digitais nos contratos digitais.

Prima facie, impede mencionar que existe diferença entre uma assinatura digital e eletrônica, sendo a digital validade pelo mais alto meio de comprovação, qual seja, o certificado digital, enquanto a assinatura eletrônica também possui validade jurídica, seguindo o princípio da liberdade das formas, insertos no Código Civil/2002.

Em nosso ordenamento jurídico, não há uma lei específica que dispõe acerca da validade da assinatura eletrônica das partes ao firmarem um contrato.

Os artigos 104 e 107 do Código de Civil, entretanto, falam sobre o ‘’princípio da liberdade de forma’’ dos contratos, deixando claro que não existem regras de formalidades para a existência de um instrumento, exceto quando a lei exigir expressamente.

E quanto aos contratos digitais? Nesse sentido, temos a Medida Provisória nº 2.200-2/2001, que trouxe a validade das assinaturas através de um certificado digital, além disso também trouxe a validade de qualquer outra forma de assinatura eletrônica, ‘’inclusive os que utilizem certificados não emitidos pela ICP-Brasil, desde que admitido pelas partes como válido ou aceito pela pessoa a quem for oposto o documento.’’ (artigo 10, §2º).

 A Medida Provisória citada também prevê todo o processo de certificação da assinatura digital através de uma autoridade certificadora licenciada pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, sendo esta a principal autoridade da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), conferindo à assinatura digital um elevado nível de segurança.

Mencione-se que a Medida Provisória nº 2.200-2/2001, enfatiza o seguinte: Disposto nesta Medida Provisória não obsta a utilização de outro meio de comprovação da autoria e integridade de documentos em forma eletrônica, inclusive os que utilizem certificados não emitidos pela ICP-Brasil, desde que admitido pelas partes como válido ou aceito pela pessoa a quem for oposto o documento.

Ora, a assinatura eletrônica é qualquer método de assinatura de um documento eletrônico com o fim de conseguir identificar o autor.

A Assinatura Digital segue irrestritamente as propriedades de integridade, autenticidade e não-repúdio. Integridade: garantia da inalterabilidade no documento por meio de um Resumo Criptográfico; Autenticidade: utilização de chave privada que garante a autoria em um documento eletrônico; Não-repúdio: impossibilidade de negar a autenticidade da mensagem pois houve uso de uma chave privada para cifrar os documentos.

Olhando na visão jurídica as formas de Assinatura Digital e Eletrônica, pode-se identificar claramente diferenças importantes que afetam a eficácia probatória. O ônus da prova também se distingue. Cabe, portanto, uma investigação melhor sobre o embasamento jurídico de ambas as formas para que se decida, caso a caso, dentre os riscos, qual a melhor alternativa ou seu custo/benefício, devendo o jurídico da empresa ser consultado.

Mais Posts

Systems and Asylum Procedures

After the COVID-19 pandemic stopped many asylum procedures throughout Europe, fresh technologies are now reviving these systems. Via lie diagnosis tools examined at the boundary

Sex With Locals Find Hook Up Near Me

No-strings-linked or mature dating sites can be a additional versatile version of an old online dating program. The main difference lies in how a dating

Compatilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Postagens Relacionadas

Systems and Asylum Procedures

After the COVID-19 pandemic stopped many asylum procedures throughout Europe, fresh technologies are now reviving these systems. Via lie diagnosis tools examined at the boundary

Sex With Locals Find Hook Up Near Me

No-strings-linked or mature dating sites can be a additional versatile version of an old online dating program. The main difference lies in how a dating

plugins premium WordPress